Aumentando a velocidade da internet com Google Namebech

GOOGLE CODE NAMEBENCH – OPEN-SOURCE DNS BENCHMARK UTILITY

Com este projeto da Google (Google Code namebench), a velocidade de conexão com a internet pode ficar mais rápida rodando apenas um  programa chamado namebench, que “caça” servidores de DNS disponíveis para o uso de seu computador, conforme o tipo de conexão, navegador utilizado, histórico de sites que você abriu, provedor e região onde ela está instalada.

O programa determina qual o melhor DNS com base no histórico e padrões de dados do seu computador em conjunto com os dados do seu provedor da internet. O programa é totalmente gratuito e roda no Windows, Mac OS e UNIX.

ATENÇÃO: Os endereços de DNS sugeridos pelo programa são individuais para o seu computador e para a conexão que você está utilizando no momento (provedor e tipo de conexão). Os mesmos endereços sugeridos para o seu computador podem não funcionar eficientemente em outra máquina, ligada na mesma rede ou quando você utilizar o mesmo computador em uma outra conexão com a internet…

O que é DNS

DNS é a sigla para Domain Name System (Sistema de Resolução de Nomes). Trata-se de um recurso usado em redes TCP/IP (o protocolo utilizado na internet e na grande maioria das redes) que permite acessar computadores sem que o usuário ou sem que o próprio computador tenha conhecimento de seu endereçoIP.

Cada site da internet é acessível por um endereço IP. O problema é que existem tantos que é praticamente impossível decorar o IP de cada um. Imagine que ao invés de digitar www.nerddoidao.wordpress.com para acessar este site, você tivesse que informar ao navegador o endereço 192.0.80.250. Imagine então que você tivesse que fazer o mesmo para cada site que você visita, como Google, UOL, Yahoo, etc. Como você deve ter percebido, ia ser trabalhoso acessar cada um desses sites através do endereço IP, pois além de decorá-los, você teria que consultar uma relação de IPs toda vez que quisesse acessar um site novo.

Para lidar com esse problema é que o DNS é usado. É ele que permite o uso de nomes (também chamados de domínios) ao invés dos IPs no acesso aos sites. Basicamente, na internet, o DNS é um conjunto de grandes bancos de dados distribuídos em servidores de todo o mundo que indicam qual IP é associado a um nome (ou seja, um endereço do tipo www.nomedosite.com).”

FAÇA O TESTE, VALE A PENA CONFERIR!

Agora acesse o site: http://code.google.com/p/namebench/

image

Na barra lateral, clique no link <namebench-1.1.exe> para baixar o programa para o Windows

image

Rode o programa namebench-1.1.exe e clique em <Start Benchmark>

image

Aguarde…. Isto pode demorar alguns minutos…

image

O programa envia um relatório no seu navegador, como no exemplo abaixo:

image

No nosso exemplo, ele indica que definindo os servidores DNS sugeridos abaixo, a minha conexão pode ficar em até 13% mais rápida…

image

Agora você deve substituir o DNS da sua conexão. De dois cliques sobre o ícone de conexão (que aparece próximo ao relógio na barra de ferramentas inferior) e clique em <propriedades> na janela Status de Conexão local

OBS: caso não encontre o ícone, você pode acessar o Status de Conexão local através <Meus locais de rede>, <Exibir Conexões de rede> e <Conexão local>

image

Clique em <Propriedades> selecione <Protocolo TCP/IP> e clique em <Propriedades> novamente…

image

Substitua os endereços DNS pelos sugeridos pelo programa namebench:

Se estiver selecionado como <Obter o endereço dos servidores DNS automaticamente> mude a seleção para <Usar os seguintes endereços de servidor>

Se já estiver selecionado <Usar os seguintes endereços de servidor>, copie os endereços DNS preferencial e alternativo, para que você possa utilizá-los novamente se desejar…

image

Agora transcreva os 2 primeiros DNS sugeridos pelo namebench (Primary server e Secundary server) para Servidor DNS preferencial e Servidor DNS alternativo, conforme nosso exemplo abaixo:

image

Após inseridos os endereços clique em <OK> e em <Reparar> conexão local

image

Pronto, agora é a hora da verdade, navegue na internet e veja se percebe alguma diferença…

Caso desejar, volte na configuração original, alterando as propriedade de protocolo TPC/IP conforme explicado anteriormente.

Comente aqui os resultados. A sua opinião é importante para que possamos analisar melhor as vantagens deste projeto… No meu caso percebi uma melhora bem relevante na abertura de alguns sites e no nosso blog também…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s