Chrome OS

Se fôssemos resumir em uma frase o que é o Chromium OS poderíamos utilizar esta do subtítulo para descrevê-lo perfeitamente. O novo sistema operacional nada mais é do que uma plataforma de suporte para execução do navegador Google Chrome.

Em outras palavras: depois de instalado o sistema operacional não espere ver aplicativos instalados ou mesmo se preocupar em baixar novos programas para começar a trabalhar. Todas as funções disponíveis estão online e podem ser acessadas à partir do Google Chrome.

Não há nenhuma função diferenciada para os usuários do Chromium OS. O funcionamento do sistema operacional seria exatamente igual se você estivesse com o Windows ou Linux instalados e navegando na web por meio do Google Chrome.

Google Chrome OS será executado em processadores x86, bem como chips ARM. Os dispositivos serão mais rápidos, pois cada mais necessitam de sistemas operativos mais leves, são feitos especialmente para ser mais ágeis e facilmente transportáveis com aplicações Web que permitem a transmissão de dados de forma rápida e fácil. Essencialmente, o Chrome OS é isso mesmo, uma pequena plataforma de inicialização rápida, cujo propósito é executar um navegador web (com o mesmo nome), e a partir daí todos os aplicativos do Google e outros serviços da web que conhecemos e usamos.

O novo sistema operativo baseado em Linux – pode ser executado em ambos os laptops e desktops. Mas são mais direccionados laptops. Para que a Google possa desafiar o domínio da Microsoft, necessita de duas coisas. Primeiro ser aquilo que podemos chamar de “S.O. sério”, preferencialmente com mínimo de bugs . Em segundo lugar, necessita ser completamente compatível com as aplicações Windows.

Principais motivos para usar o Google Chrome:

– Será gratuito. O Chrome é Open Source.

– Funciona em ARM. Ao contrário do Windows, o Chrome OS será executado em ARM, bem como X86. Isso representa que será compatível com smartbooks, laptops, netbooks, tabblets, baseados em ARM, e vão ser rápidos, muito eficientes a nível de energia, mais leves a executar, e serão capazes de durar dias com uma única carga de bateria.

– Será mais seguro. Quem usar o navegador Chrome vai comprovar.

– Velocidade. A Google prometeu e cumpriu, os tempos de inicialização são medidos em segundos, não minutos, só por isto a bateria agradece tendo assim mais proveito. Iniciará sempre o OS de raíz a frio, em vez de suspender ou hibernar, poupando assim na memória da maquina.

A Microsoft enfrenta agora uma concorrência séria na mesma área de mercado. O líder do monopólio desde sempre, pode ficar agora um pouco o lançamento deste S.O.
Google tem abalado os negócios do sistema operacional um pouco, com nada mais que um anúncio de um produto futuro. Será interessante ver como tudo isso se desenrola ao longo do ano que vem.

Anúncios

3 comentários sobre “Chrome OS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s