Cometa ISON já pode ser visto a olho nu. Saiba como observa-lo!

Descoberto em 2012 por astrônomos amadores russos, o ISON trouxe uma grande expectava, chegando a ser considerado o “Cometa do Século”. O tempo passou, e o cometa não evoluiu conforme as expectativas iniciais. Seu brilho se manteve estável desde janeiro, e somente nos últimos dias foi possível observa-lo a olho nu.

Cometa ISON

Seja como for, o cometa ainda carrega alguma esperança de dar espetáculo. Na semana que vem (28), ele fará sua maior aproximação do Sol, e não se sabe o que pode acontecer. Ele pode se desintegrar a qualquer momento conforme viaja por áreas com temperaturas e influência gravitacional maiores. Na visão mais otimista, ele saíra ileso de seu encontro com o Sol, aumentando bastante seu brilho, mas ainda abaixo do que se esperava quando foi descoberto.

O melhor horário para ver o cometa ISON é antes do amanhecer, entre 4h30 e 6h, na direção leste (nascente). Vale ressaltar que sua observação é mais fácil em locais afastados de grandes cidades, sem luzes ou poluição. Instrumentos como binóculos, lunetas ou telescópios irão facilitar bastante a visualização, mas vale lembrar que é preciso ter cuidado para nunca olhar diretamente para o Sol, a menos que seu instrumento tenha o filtro adequado.

Não será possível ver a cauda do cometa. Ao invés disso, ele parecerá uma estrela verde borrada, mas ganha definição quando visto com instrumentos.  Se ele sobreviver à aproximação do Sol, voltará a ficar visível no início de dezembro, mas será melhor visto apenas nas regiões Nordeste e Norte do Brasil. A partir de janeiro, somente será possível observa-lo a partir do hemisfério norte.

 

É a primeira vez que astrônomos registram a passagem do cometa ISON pelo sistema solar, e cálculos sugerem que ele irá demorar 1,2 milhão de anos para dar uma volta completa. Acredita-se que o cometa seja proveniente da nuvem de Oort, região do sistema solar que fica a quase um ano-luz do Sol e que contém trilhões de rochas. [SpaceVeja]

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s