NASA planeja cultivar plantas na Lua em 2015

A NASA, com o apoio de empresas privadas e estudantes, está dando início a um novo programa que irá testar se plantas conseguem germinar em ambiente lunar. O experimento, se bem sucedido, poderá ser um passo importantíssimo para uma futura habitação humana na Lua.

Planta

“Nós estamos construindo uma pequena unidade de demonstração para estudar a germinação de plantas na gravidade e radiação lunar”, disse a agência em um comunicado.

O projeto faz parte da competição ‘Google Lunar XPRIZE’, organizada pela XPRIZE Foundation e patrocinada pelo Google. O prêmio será concedido à empresa privada que aterrissar na Lua, viajar 500 metros, abaixo ou sob a superfície lunar e enviar para a Terra um conjunto de vídeos, imagens ou dados. Para ganhar prêmios adicionais, a empresa poderá explorar o ambiente. A competição tem seu final programado para o dia 31 de dezembro de 2015.

Arabidopsis, manjericão e sementes de nabo serão enviadas para a Lua e serão colocadas em contêineres do tamanho de uma xícara de café que serão vigiados por sensores e câmeras que acompanharão o crescimento das sementes durante um período de 5 a 10 dias. O desenvolvimento das plantas será comparado com o crescimento de plantas em contêineres idênticos na Terra.

Mesmo que a NASA não obtenha sucesso com o projeto, os cientistas aprenderão muito sobre o comportamento das plantas em condições não usuais, além de que a missão não custará muito aos bolsos da agência. De acordo com Chris McKay, cientista planetário, o projeto custará cerca de 2 milhões de dólares. [Nature World News]

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s